segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

paella

diversos 431
Ingredientes
Azeite a gosto
½ pimentão verde picado
½ pimentão vermelho picado
½ cabeça de alho-picado
500 g de camarão-rosa médio
1 kg de mexilhão com casca
1 kg de lula sem cartilagem cortada em rodelas mais a cabeça
1 kg de vôndole
1 ½ cebola picada
5 xícaras de arroz sem lavar
11 xícaras de água fervida
12 pistilos (fios) de açafrão
½ colher (sopa) de sal
500 g de camarão pistola

Preparo
Coloque azeite na panela de paella e leve ao fogo. Refogue os pimentões, o alho e a cebola picados. Com o fogo alto, acrescente a lula, o vôngole, o camarão-rosa médio e o mexilhão com a casca. Espere a água que formou se evaporar e deixe os ingredientes fritarem. Acrescente o arroz.Coloque uma xícara de cada vez, misturando aos frutos do mar. Numa frigideira, deixe o açafrão secar em fogo baixo. Acrescente o sal, amasse bem e depois junte uma xícara de água. Derrame essa mistura sobre a paella. Mexa bem. Acrescente as xícaras de água restantes, uma de cada vez, mexendo sempre. Acrescente o camarão-pistola. Abaixe o fogo, deixe o arroz cozinhar e secar a água. Retire a paella do fogo, cubra por 12 minutos e depois sirva.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

sobre o sal

O Sal
Basicamente existem dois tipos de sal, um deles é o sal marinho que é extraído através da evaporação da água do mar, e o outro é o sal de rocha também conhecido como sal-gema que é retirado das minas subterrâneas que são resultantes de mares e lagos antigos que secaram.

Durante um longo tempo o sal foi considerado muito precioso para a preservação dos alimentos e foi chamado de ouro branco. Os Gregos e Romanos, utilizavam o sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salário que deriva de sal. Foi também considerado um artigo de luxo e só os mais ricos tinham acesso a ele.

O sal em seu estado puro consiste de cloreto de sódio e é encontrado em grande quantidade na natureza, em alguns casos são adicionados a ele substâncias ou temperos para o seu uso culinário.

O Sal de cozinha, de mesa ou refinado: é o mais comum e também mais usado para preparar os alimentos; neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bócio.

Sal marinho: Existem diversos tipos, dependendo da procedência e a cor de seus cristais pode variar. Muito usado na cozinha macrobiótica.

Sal grosso: Não refinado, apresenta-se na forma em que sai da salina. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.

Sal light: seu teor de sódio é reduzido, sendo fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. É ideal para pessoas em dietas com restrição ao sal .

hamburguer de picanha

este é rapido e pratico,e sem falar é irresistivel

marreco assado

aqui estar um delicoso marreco assado prato tipico alemão,qualquer duvida estou a sua disposição.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

risoto de abobrinha


  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola
  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • caldo de legumes
  • 4 abobrinhas italianas
  • 300g de queijo parmesao
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • sal
  • pimenta do reino

modo de preparo

Em uma panela alta, colocar o azeite, refogar a cebola, acrescentar o arroz e refogar novamente. Acrescentar o caldo aos poucos, mexendo sempre e em fogo alto. Quando o arroz estiver pronto, temperar com sal e pimenta.em seguida ralar e  adicionar a abobrinha. Quando ela estiver cozida, retirar do fogo, adicionar a manteiga e o queijo e misturar bem.em seguida sirva ainda quente,este prato  serve ate 6 pessoas!
dica,escolha um belo vinho tinto chileno para acompenhar,se estiver frio o vinho deve ser seco.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

origem do molho a putanesca

A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista, "à moda das prostitutas". Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato[1]. Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.
São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).[2]
De acordo com a união profissional de fabricantes italianos de pasta, o molho tornou-se popular nos anos 60.[3]

[editar] Ingredientes

Os ingredientes para o sugo alla puttanesca são relativamente fáceis de obter, e são tipicamente mediterrânicos. Coloca-se azeite extra-virgem numa frigideira. Adiciona-se alho finamente cortado (às vezes com cebola), peperoncino (um tipo de pimento picante seco) e filetes de anchovas esmagados. Podem também juntar-se atum e cogumelos para mais variedade. Juntam-se os tomates e quando o molho ferve juntam-se as alcaparras picadas e as azeitonas pretas. De seguida procede-se à redução do molho sob fogo forte. Para terminar pode-se agregar salsa ou manjericão picados.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

entenda como surgiu o petit gatêau

Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Também se acredita que o petit gâteau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo chef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica liquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.
sempre servido com sorvete de creme coberta calda de chocolate.

saiba mais sobre o sorvete

Como surgiu o sorvete?

alterar tamanho da fonte
diminuir tamanho da fonte
aumentar tamanho da fonte
Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas. Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.
O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa. "Além de ser gostoso, é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

salada de frutas gratinada com sorvetes

 ingredientes
frutas de sua preferência
sorvete de sua preferência
claras em neves com açúcar

salada crocante

ingredientes
agrião
radiche roxo
endivia
morango
pêra
gorgozola
nozes pecan
para temperar um molho a base mostarda amarela, maionese, mel,e soyo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prato da semana 17/10/11

MARRECO ASSADO
Prato tipo da culinaria alemão.

Igredientes:1  - coxa e sobrecoxa de marreco temperado com alho, sal a gosto e pimenta do reino branca.
200ml  - Molho madeira.
Modo de preparo:
Leve ao forno o marreco temperado na forma coberto com papel aluminio, por cerca de 45min a 200°c.
Em seguida coleque-o em um prato e sobre ele o molho madeira.
Monte o prato com os acompanhamentos e está pronto para servir.
Acompanhamento:
2 xicaras de spatzli(Manteiga, fainho de trigo e sal a gosto).
2 xicaras de repolho roxo refogado no vinagre, manteiga e duas colheres de sopa de vinho tinto.
BOM APETITE!

chef luzmar lima

salada crocande para o inverno

chef luzimar lima

para todos os blogueiros sou novato aqui,sou chef de cozinha e estou aqui pra me destacar mais ainda em meu  trabalho,um grande abraço para todos,logo espero que vejam e avaliam  meu trabaho.um forte abraços para todos